JOSIMAR SANTANA SILVA: Doutorando em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), da Universidade Estadual de Feira de Santana (2021), onde desenvolve a pesquisa intitulada “Participação africana na formação do léxico na formação do português angolano e brasileiro: criação de um registro digital vocabular” fomentada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB). Possui mestrado em Estudos Linguísticos, pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos (PPGEL), oferecido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (2019). Graduação em Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Portuguesa e Literatura, pela Universidade do Estado da Bahia (2014). Possui Especialização Interdisciplinar em Estudos Sociais e Humanidade, pela Universidade Aberta do Brasil – UAB/UNEB (2016) e em Educação do Campo, oferecida pelo IF Baiano, Campus Serrinha (2019). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Campos Eliseos – FCE (2025). Tem experiência na área de Letras com Português, com ênfase em Letras e Literatura. Possui experiência na rede pública e privada de educação básica.
SILVANA SILVA DE FARIAS ARAUJO: Professora Plena (último nível na docência nas universidades estaduais da Bahia) no Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), atuando em cursos de Graduação e Pós-Graduação (PPGEL/UEFS). É Doutora em Língua e Cultura pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e mestre em Letras e Linguística também pela UFBA. Realizou dois estágios de pós-doutorais: um em Linguística, na Universidade Federal de Sergipe (UFS-PDJ/CNPq) e outro em Língua Portuguesa, na Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGLEV/UFRJ). É membro do GT de Sociolinguística da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL) e de outras associações acadêmicas. Juntamente com a Professora Dra. Silvia Brandão (UFRJ), coordena o projeto 21 da Associação de Linguística e Filologia da América Latina (ALFAL). Tem experiência na área de Sociolinguística, investigando, principalmente, os seguintes temas: contatos linguísticos, fenômenos morfossintáticos, variedades linguísticas quilombolas e africanas do português. Suas pesquisas estão alicerçadas na documentação linguística em comunidades de fala e de prática, tanto no Brasil como em Angola. É membro do comitê científico de alguns periódicos e é coeditora da Revista A cor das Letras (ISSNe 2594-9675 e ISSN-L 1415-8973). Tem desenvolvido trabalhos em parceria com pesquisadores de diversas regiões do Brasil e do exterior. Orienta estudantes em suas pesquisas de doutorado, mestrado, iniciação científica, conclusão de curso de graduação e especialização, além de estudantes com bolsa de iniciação à docência (PIBID). Já exerceu atividades importantes de liderança acadêmica, a exemplo da presidência da Associação Brasileira de Línguas Crioulas e Similares (ABECS), do Conselho do GELNE, da coordenação do PPGEL-UEFS, da presidência da comissão da APCN do Doutorado do PPGEL, entre outras.
PATRÍCIO NUNES BARREIROS: Professor Pleno do Departamento de Letras e Artes da Universidade Estadual de Feira de Santana com atuação nos Cursos de Graduação e nos Programas de Pós-Graduação de Letras. Atua também como colaborador no Programa de Doctorado en Filosofía y Letras da Universidad de Alicante (Espanha), por meio de convênio de orientação de tese em cotutela (UA/UEFS). É licenciado em Letras (Português-Espanhol) e Mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela UEFS, Doutor em Letras e Linguística pela UFBA, realizou Estágio de Pós-doutorado no Instituto de Estudos Brasileiros da USP e participou de missão científica na Unversidad de Alcalá de Henares (Espanha). Foi responsável pela organização do acervo do escritor Eulálio Motta, coordenou o projeto de edição de suas obras inéditas e é responsável pela gestão do acervo. Em 2022, iniciou uma pesquisa no acervo de Afrânio Peixoto, a partir de uma parceria entre a Fundação Pedro Calmon, a Casa da Cultura e Memorial Afrânio Peixoto, o SENAI/CIMATEC e a UEFS. A primeira fase desse projeto visa editar a correspondência do escritor e investigar a sua atuação filológica e lexicográfica. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Crítica Textual (edições impressas e digitais), Estudos Literários (Eulálio Motta, Literatura Baiana, Acervos de Escritores e Ensino de Literatura) e Estudos do Léxico (Marcadores Culturais na tradução de obras literárias). As pesquisas que realiza estão relacionadas às Humanidades Digitais, em projetos de edições digitais, recursos didáticos digitais para ensino de língua e literatura, e elaboração de dicionário online multilíngue de marcadores culturais. É editor das revistas A Cor das Letras, Légua Meia, Revista do GELNE e Sitientibus. Líder do Grupo de Pesquisa Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais, Filologia e Acervos de Escritores (CNPq), membro da Câmara de Assessoramento e Avaliação da Área de Linguagens e Artes da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), coordenador do Núcleo de Estudos Interdisciplinares em Humanidades Digitais (neiHD), coordenador do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos, membro do Comitê EaD/TIC/UEFS. Integra a diretoria do GELNE (2022-2024).Tem experiência na Educação Básica como professor, coordenador e consultor pedagógico e já ocupou diversas coordenações na UEFS. É pesquisador CNPq (bolsista de produtividade PQ-2).